Assiste Vida | Cuidar é bom

Notícias e Artigos


SEGURANÇA PARA O PACIENTE

DEZ/2017

Cada vez mais as instituições de saúde discutem e aprimoram os seus procedimentos no sentido de oferecer total segurança para o paciente. Segurança na qualificação da equipe, na qualidade dos equipamentos utilizados e, principalmente, na profissionalização dos protocolos médicos e dos processos internos. Esta já é uma realidade em Hospitais, Clínicas, Laboratórios e, não poderia ser diferente na Atenção Domiciliar, que segue as mais modernas práticas e tendências para promover a cura do paciente no seu domicílio de maneira segura e humanizada.

No Brasil, em 2013, o tema ganhou ênfase com a publicação da Portaria nº 529 pelo Ministério da Saúde, com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que tem o objetivo geral de qualificar o cuidado em saúde na rede pública e privada, e, meses depois, com a publicação da Resolução RDC 36, que regulamenta a obrigatoriedade da implementação dos Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde. Recentemente, o assunto foi discutido em evento promovido pelo Núcleo Nacional de Empresas de Atenção Domiciliar (NEAD), em São Paulo. O “I Simpósio Segurança do Paciente na Atenção Domiciliar” reuniu profissionais do segmento médico em nível nacional. Segundo o Caderno de Boas Práticas lançado pelo NEAD, “O foco da segurança do paciente foi muito voltado para os hospitais, mas, recentemente e no futuro, as pesquisas e as implementações de práticas seguras, tenderão a incluir o atendimento primário, o atendimento domiciliar e o gerenciamento do autocuidado em casa, observando a jornada do paciente em diversos cenários onde ele tem que ser o centro do cuidado”. Dentre os temas evidenciados no simpósio, estiveram a sustentabilidade do negócio, compreendendo a prevenção como a melhor solução não só para o paciente mas também para as instituições de saúde, e a “Meta 0” para riscos e ocorrências.

Atualmente, as empresa de Atenção Domiciliar trabalham de maneira compatível com as exigências políticas e legais, utilizando equipe técnica altamente treinada e protocolos clínicos bem elaborados e monitorados através da medição e do gerenciamento de indicadores de desempenho mensais que são disponibilizados para o acompanhamento dos órgãos competentes e dos convênios contratantes. Cada vez mais, entende-se que a segurança do paciente é uma questão de cultura organizacional que deve ser promovida tanto nas instituições públicas como nas privadas.





Unidades

Salvador (Matriz):

Alameda dos Jardins, n° 326, Horto Bela Vista.
Salvador - Ba.

Feira de Santana:

Rua Milton Leite Rodrigues de Melo, nº 421, Santa Mônica.
Feira de Santana - Ba.

Alagoinhas:

Rua Joel de Carvalho, no 121, Loja A, Centro.
Alagoinhas-Ba.

Itabuna:

Rua Alexandre Fleming, 285, Góes Calmon.
Itabuna-Ba.

Vitória da Conquista:

Rua Irênio Santos, no 36, Recreio.
Vitória da Conquista-Ba.

Jequié:

Rua Dom Pedro II, no 60, Centro.
Jequié-Ba.



Atendimento Corporativo: 3003-4565

Atendimento a pacientes e familiares 24h:

3003 4570 para ligações originadas da capital e regiões metropolitanas
0800 400 4550 para ligações originadas das demais localidades.



Empresa premiada - Benchmarking Saúde 2014
Empresa Referência em Home Care no Estado da Bahia pelo Prêmio Benchmarking Saúde de 2014 a 2019.

Empresa associada ao NEAD