Assiste Vida | Cuidar é bom

Sem categoria


PERCEPÇÃO DE SOBRECARGA E PRESENÇA DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM CUIDADORES DE PACIENTES EM PALIAÇÃO SOB ASSISTENCIA DOMICILIAR.


MAÍTA, T.*; SOUZA, D.**; SACRAMENTO, C.***; LIMA, AP.***; CASTRO,T.***, COSTA, I****.

 

RESUMO:

A presença do Cuidador  Primário constitui uma premissa para a efetivação de cuidados aos pacientes em assistência domiciliar. Exercer este papel pode trazer ônus e impactos que podem ocorrem no nível físico, psíquico e  social para os que desempenham este papel. Entendendo que a identificação e atendimento as necessidades dos Cuidadores de pacientes em assistência domiciliar constitui um dos pilares dos serviços de Home Care e por compreender que o Cuidador não pode ser percebido apenas como um recurso em beneficio do paciente, mas que ele mesmo precisa ser alvo da atenção da equipe de saúde, é que este estudo foi desenvolvido. O objetivo foi identificar o nível da percepção de sobrecarga relacionada à prestação de cuidados e presença de sintomas osteomusculares nos Cuidadores Primários de pacientes em paliação acompanhados pela Assiste Vida Atenção Domiciliar. Foi realizado um estudo transversal, descritivo com 26 Cuidadores voluntários. A escala de Zarit  e o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares foram utilizados  para identificar a percepção de sobrecarga e presença de sintomas osteomusculares respectivamente. Os resultados evidenciam que 100% dos Cuidadores avaliados, estão se sentindo sobrecarregados. Há uma variação nesta percepção, entre moderada(15%), moderada a severa(62%) e severa (23%). A presença de sintomas osteomusculares foi evidenciada em  92% dos cuidadores avaliados. Todos os cuidadores que relataram a presença de sintomas o fizeram em mais de uma região corpórea, as regiões do corpo mais comumente acometidas por sintomas como dores, formigamento e  dormência foram a  lombar, torácica, pescoço, ombros e joelhos. Os resultados sinalizam  a necessidade da equipe do Home Care cuidar não apenas do sofrimento físico, mas psíquico, social  e emocional exercendo um  Cuidado  qualificado e humanizado tanto para os Pacientes quanto para os  seus Cuidadores.

 

* Fisioterapeuta; Supervisora de Fisioterapia da Assiste Vida Atenção Domiciliar, Pós Graduada em Cuidados Paliativos, Especialista em Fisioterapia Neurológica, Especialista em Didática do Ensino Superior, Mestre em Ciência da Motricidade Humana. E-mail:fisioterapia@assistevida.com.br

** Psicóloga Assiste Vida Atenção Domiciliar.Pós Graduada em Cuidados Paliativos.

*** Fisioterapeuta Assiste Vida Atenção Domiciliar.

****Enfermeira; Gerente Assistencial da Assiste Vida Atenção Domiciliar.






Unidades

Salvador (Matriz):

Alameda dos Jardins, n° 326, Horto Bela Vista.
Salvador - Ba.

Feira de Santana:

Rua Milton Leite Rodrigues de Melo, nº 421, Santa Mônica.
Feira de Santana - Ba.

Alagoinhas:

Rua Joel de Carvalho, no 121, Loja A, Centro.
Alagoinhas-Ba.

Itabuna:

Rua Alexandre Fleming, 285, Góes Calmon.
Itabuna-Ba.

Vitória da Conquista:

Rua Irênio Santos, no 36, Recreio.
Vitória da Conquista-Ba.

Jequié:

Rua Dom Pedro II, no 60, Centro.
Jequié-Ba.



Atendimento Corporativo: 3003-4565

Atendimento a pacientes e familiares 24h:

3003 4570 para ligações originadas da capital e regiões metropolitanas
0800 400 4550 para ligações originadas das demais localidades.



Empresa premiada - Benchmarking Saúde 2014
Empresa Referência em Home Care no Estado da Bahia pelo Prêmio Benchmarking Saúde de 2014 a 2019.

Empresa associada ao NEAD