Assiste Vida | Cuidar é bom

Notícias



Percepção de familiares e pacientes em assistência domiciliar sobre a transmissão de más notícias por profissionais de saúde.

Percepção de familiares e pacientes em assistência domiciliar sobre a transmissão de más notícias por profissionais de saúde.

As más notícias são definidas como aquelas que alteram, numa perspectiva negativa, a visão do indivíduo sobre o seu futuro. Transmiti-las não é tarefa fácil, e recebê-las menos ainda. Em julho deste ano, a comissão de Cuidados Paliativos da Assiste Vida realizou coleta de dados com 85 voluntários, sendo 38% pacientes e 62% familiares, com o objetivo de conhecer, e melhor atender, a percepção dos pacientes e das suas famílias sobre como as más notícias são transmitidas.

A pesquisa servirá como mote principal para um  workshop de Comunicação Difícil em Saúde, que ocorrerá para toda a equipe assistencial da empresa que lida de frente nos cuidados com o paciente. O objetivo principal é estimular os profissionais a seguirem o protocolo SPIKES, metodologia composta por seis perspectivas, que orienta diretrizes básicas a serem seguidas no momento das más notícias para que a experiência seja positiva ou, o menos negativa possível para o receptor. As seis dimensões trabalhadas são: o preparo do profissional para o encontro (setting up),   a percepção do paciente (perception), o convite para o diálogo (invitation),   a transmissão de informações (knowledge),   a expressão das emoções (emoticons) e do resumo e organização das estratégias (strategy and summary).

Em pesquisas anteriores, realizadas por outras empresas do segmento de saúde, apenas 33% dos participantes consideram como boa ou muito boa a forma como a má notícia foi transmitida, 36% considerou este como o pior aspecto do processo e 67% considerou os profissionais de saúde despreparados na transmissão deste tipo de informação. As más notícias já causam sentimentos negativos por si só e o preparo dos profissionais envolvidos é fundamental para confortar o paciente ou potencializar o impacto negativo deste tipo de informação. As habilidades necessárias para transmissão de más notícias podem ser desenvolvidas. Trazer o tema para discussão, auxilia na sensibilização e na promoção de reflexões mais profundas a cerca dessa temática tão relevante.





Unidades

Matriz - Salvador:

Alameda dos Jardins, nº 326, Horto Bela Vista.
Salvador - Ba.
Telefone.: (71) 3415-9100

Filial - Feira de Santana:

Rua Milton Leite Rodrigues de Melo, nº 421, Santa Mônica.
Feira de Santana - Ba.
Telefone.: (75) 4007-2340

Filial - Itabuna:

Rua Alexandre Fleming, 285, Góes Calmon.
Itabuna-Ba.
Telefone.: (73) 3214-7400



Empresa premiada - Benchmarking Saúde 2014
Empresa Referência em Home Care no Estado da Bahia pelo Prêmio Benchmarking Saúde de 2014 a 2019.

Empresa associada ao NEAD

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa empresa.
E-mail: curriculos@assistevida.com.br



Mídias Sociais