Orientações para cuidadores
O grande interesse do cidadão pelo gerenciamento de sua própria saúde e pela saúde dos seus amigos e familiares oferece uma oportunidade singular para a Internação Domiciliar. Por exemplo, a chance da transferência programada e responsável de certas tarefas (que tradicionalmente estavam a cargo do Médico, Enfermeiro e do hospital) para o paciente, amigo ou familiar. Estas pessoas passam a ter um novo papel: o do Cuidador.
O Cuidador Informal e/ou o paciente, devem ser treinados no gerenciamento diário de sinais e sintomas relacionados com a alternância das condições de saúde, troca de curativos em lesões simples e de baixo risco, administração e monitoramento de dietas especializadas, administração de medicamentos orais e outros procedimentos seguros.
A primeira providência que a família do paciente deve tomar é informar-se sobre os seus Direitos e Deveres. São direitos da família, o acompanhamento técnico de qualidade, o atendimento humanizado e o respeito a autonomia do indivíduo, assim como a disponibilidade de uma central de atendimento 24h para esclarecimento de qualquer dúvida. São deveres da família, a administração dos medicamentos orientados nos horários corretos e a conduta de acordo com o treinamento recebido pela equipe da internação domiciliar.
O trabalho passa a ser de uma equipe integrada, composta pelo próprio paciente, seus familiares e os profissionais da Assiste Vida. Como resultado, o paciente terá maior raidez na evolução do seu tratamento, além da satisfação de estar em seu lar.
A Assiste Vida disponibiliza a sua CENTRAL DE ATENDIMENTO 24h por dia, 365 dias por ano, com profissionais capacitados para esclarecimento de dúvidas ou fornecimento de informações específicas para o paciente e seus familiares em regime de Internação Domiciliar.
Central de Atendimento 24h: 71 3415-9112.