Assistência AD com P: assistência realizada pelo Técnico de Enfermagem para realização de procedimentos, tais como: medicamentos e curativos pontuais.
Assistência AD sem P: assistência de serviços específicos como, Fonoterapia e Fisioterapia, dentre outros.
Cuidador: pessoa com ou sem vínculo familiar capacitada para auxiliar o paciente em suas necessidades e atividades da vida cotidiana no domicílio.
Cuidados Paliativos: tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida.
Desmame de assistência: processo gradativo de redução da presença do Técnico de Enfermagem no domicílio, com mudança da modalidade de assistência até a finalização do serviço de Atenção Domiciliar.
Extensão: paciente internado com um regime de assistência que evolui com piora clínica, necessitando de uma programação maior do que a anterior. Ex: De Assistência Domiciliar com Procedimento para Internação Domiciliar 24h.
Intercorrência: situação clínica que ocorre como complicação de uma doença, que aparece no curso de sua evolução.
Médico Assistente: profissional que faz a indicação da conduta médica a ser aplicada no tratamento do paciente.
Cobertura: refere-se a itens autorizados pelos convênios.
PAD: Programação de Atenção Domiciliar, contendo toda a história clínica do paciente, assim como as suas necessidades no domicílio. Trata-se do programa de conduta clínica para cada paciente, a ser desenvolvido pela equipe técnica alinhada com o Médico Assistente.
Remoção: Transporte do paciente em ambulância para realização de exames ou transferência hospitalar.