Assiste Vida | Cuidar é bom

Notícias e Artigos


O encanto é pela geração de valor

JUL/2020

Por Tarcyo Bonfim

Quem trabalha com atenção domiciliar, Home Care, vivencia experiências de realização. O profissional de saúde que escolhe o domicílio como local da sua prática profissional possui a essência do cuidado no seu coração. Isso é o que vivo e vejo em todos que permaneceram nessa missão de servir ao outro em casa. Também conheci aqueles que vieram por curiosidade ou para passar uma chuva, verdade.

Essa essência é a semente original da Assiste Vida e que vem sendo regada a todo instante por todos aqueles que aqui estão. É o nosso DNA, é o que nos move, remove e renova. Diferente da prática hospitalar, onde o encanto é pelo resultado em direção a cura, no Home Care o encanto é pela geração de valor. Geração de valor em todos os detalhes e etapas do cuidado. O primeiro grande valor é a vitória de sair de uma longa internação hospitalar para os cuidados no lar, ou a vitória de conseguir um tratamento sem ir ao hospital.

Existem inúmeros desafios ao cuidado em casa, principalmente quando espera-se que alguns cuidados sejam na mesma perspectiva do modelo hospitalocêntrico e, por que não dizer, também medicocêntrico. Muitos de nós profissionais de saúde fomos formados dentro deste modelo e pouco ou quase nada aprendemos do cuidado em casa com quem realmente entende do assunto. E não são apenas os profissionais de saúde que foram formados neste modelo, os pacientes e familiares também o foram. Porém isso não impede que os frutos da geração de valor sejam colhidos por muitos e muitos pacientes assistidos neste modelo de atenção.

Quando o cuidado em si é o que realmente importa, vemos valor nos detalhes, na troca de olhares de gratidão e de satisfação, em algumas vitórias como a conquista de um sorriso em um paciente que há meses não sorria, ou quando já não é possível sorri, mas existe o conforto da dor, da náusea, da falta de ar ou da falta de esperança. Valorizar a compaixão, estar verdadeiramente em contato com a dor do outro, valorizar direitos inalienáveis, como o da autonomia, e entrar em contato com o que é de mais autêntico no outro é o que nos encanta.

Esse nosso DNA precisa de tempos em tempos ser revelado, remapeado como os cientistas mapeiam o código genético. Sejamos nós, os especialistas em seres humanos, também os cientistas do cuidado, da geração de valor e das benfeitorias da atenção domiciliar. Isso exige de nós disciplina, empatia, gentileza, coerência, mas também muita simplicidade em todas as acepções desta nobre palavra.

Convido a todos os profissionais da Assiste Vida e de todas as empresas de atenção domiciliar, tanto aqueles que trabalham no cuidado direto com o paciente quanto aqueles que cuidam do jardim para que as abelhas cuidem das flores, fazer uma importante reflexão. Como cada um de nós pode contribuir para que esse DNA seja propagado cada vez mais na humanidade? Como percebermos que o que mais importa é o caminho e não a chegada? Como vivermos mais no presente e fazermos do cuidado um presente?

Enfim soldados do cuidado, nossa missão é essa: soldar seres humanos, unindo propósitos, olhares e corações. Trazer mais Vida ao ser cuidado e a quem cuida e sermos autênticos em tudo que fizermos para proporcionarmos mais qualidade de vida e qualidade na finitude efêmera. E que em tempos de COVID e sempre, convidemos mais pessoas nessa missão do servir e do cuidar. Desejamos ainda que a prosperidade presente e vindoura reine por todo tempo.

 

 





Unidades

Salvador (Matriz):

Alameda dos Jardins, n° 326, Horto Bela Vista.
Salvador - Ba.

Feira de Santana:

Rua Milton Leite Rodrigues de Melo, nº 421, Santa Mônica.
Feira de Santana - Ba.

Alagoinhas:

Rua Joel de Carvalho, no 121, Loja A, Centro.
Alagoinhas-Ba.

Itabuna:

Rua Alexandre Fleming, 285, Góes Calmon.
Itabuna-Ba.

Vitória da Conquista:

Rua Irênio Santos, no 36, Recreio.
Vitória da Conquista-Ba.

Jequié:

Rua Dom Pedro II, no 60, Centro.
Jequié-Ba.



Atendimento Corporativo: 3003-4565

Atendimento a pacientes e familiares 24h:

3003 4570 para ligações originadas da capital e regiões metropolitanas
0800 400 4550 para ligações originadas das demais localidades.



Empresa premiada - Benchmarking Saúde 2014
Empresa Referência em Home Care no Estado da Bahia pelo Prêmio Benchmarking Saúde de 2014 a 2019.

Empresa associada ao NEAD