Assiste Vida | Cuidar é bom

Conteúdos Técnicos


O DESAFIO DO ENVELHECIMENTO ATIVO


por Leonardo Salgado

Matéria veiculada na coluna Let´s Go Saúde, da revista Let´s Go Bahia – Edição 43.

 

Desde 2004 eu venho atuando como geriatra em consultório e nesses anos todos frequentemente sou questionado por alguns pacientes a respeito de remédios, vitaminas ou fórmulas para retardar o envelhecimento. É inevitável a expressão inicial de frustração destes, quando eu digo que não existe nenhum remédio, vitamina ou Formula mágica com este poder, mas logo em seguida costumo perguntar;”- Por que você não quer envelhecer? Atualmente a única alternativa para não envelhecer é morrer jovem e acredito que esta está fora de cogitação.” O que eu percebo é que as pessoas confundem envelhecer com perdas de saúde, independência e autonomia.

Neste ponto chegamos ao conceito de envelhecimento ativo, termo este que foi adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no final dos anos 90’, para expressar o envelhecimento como uma experiência positiva, alem de um envelhecimento saudável.  Ele define uma vida mais longa acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança.

Quando digo `a aqueles pacientes que existem ações que podem nos ajudar a ter um envelhecimento ativo, aquela expressão inicial de decepção dá lugar a uma expressão de curiosidade e aí começa o desafio.

O envelhecimento ativo tem 6 conjuntos de determinantes que o influenciam, mas hoje irei decorrer apenas sobre as determinantes comportamentais, pois são as que tem maior impacto neste envelhecimento ativo e está ao alcance de todos modificá-las para melhor. Estas determinantes estão relacionadas aos nossos hábitos de vida.

Se quisermos ter um envelhecimento ativo devemos começar, desde já, independente da fase da vida que nos encontremos, adotar alguns hábitos de vida saudáveis e cultivá-los para toda a vida. São eles : Atividade física regular e moderada, alimentação saudável e fracionada em pequenos volumes, manter um controle do peso, não fumar, ter moderação no consumo de bebidas alcoólicas e adesão aos tratamentos médicos propostos, entre outros.

Talvez a fórmula mágicas que aqueles meus pacientes estão procurando seja como colocar em prática estes hábitos. Vejam que eu não trago aqui nenhuma novidade da ciência médica, há décadas já sabemos a importância de praticar hábitos de vida saudáveis, mas por que é tão difícil colocar em prática estas mudanças?

Talvez possamos aprender um pouco com algumas comunidades orientais que tem índices de envelhecimento ativo bem maiores que os nossos. Para eles disciplina, paciência, espiritualidade e relacionamentos harmônicos, facilitam  a adoção destes hábitos de vida. Acredito que para realizarmos mudanças tão profundas nos nossos hábitos de vida, primeiro temos que fazer o exercício de reavaliar o nosso propósito de vida, ver se o envelhecimento ativo está nele e então buscar nos alinhar com este propósito.  Se não fizermos isto os novos hábitos não serão agradáveis `a nós e em pouco tempo os esqueceremos. Todos que já tentaram uma dieta radical vão entender bem o que estou dizendo.

Espero que em 2018 consigamos nos alinhar com nosso propósito de vida e sejamos felizes na busca de um envelhecimento ativo.





Unidades

Salvador (Matriz):

Alameda dos Jardins, n° 326, Horto Bela Vista.
Salvador - Ba.

Feira de Santana:

Rua Milton Leite Rodrigues de Melo, nº 421, Santa Mônica.
Feira de Santana - Ba.

Alagoinhas:

Rua Joel de Carvalho, no 121, Loja A, Centro.
Alagoinhas-Ba.

Itabuna:

Rua Alexandre Fleming, 285, Góes Calmon.
Itabuna-Ba.

Vitória da Conquista:

Rua Irênio Santos, no 36, Recreio.
Vitória da Conquista-Ba.

Jequié:

Rua Dom Pedro II, no 60, Centro.
Jequié-Ba.



Atendimento Corporativo: 3003-4565

Atendimento a pacientes e familiares 24h:

3003 4570 para ligações originadas da capital e regiões metropolitanas
0800 400 4550 para ligações originadas das demais localidades.



Empresa premiada - Benchmarking Saúde 2014
Empresa Referência em Home Care no Estado da Bahia pelo Prêmio Benchmarking Saúde de 2014 a 2019.

Empresa associada ao NEAD