Assiste Vida | Cuidar é bom

Notícias



NÚCLEO NACIONAL DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO DOMICILIAR – NEAD

Por Leonardo Salgado.

A atenção domiciliar surgiu juntamente com a história da medicina, simbolizada desde os tempos antigos pela figura do médico em casa. Com o passar dos anos, o serviço modernizou e passou a ser prestado não apenas pelo médico, mas por uma equipe multidisciplinar administrada por empresas cada vez mais profissionalizadas no sentido de oferecer ao paciente a continuidade e a segurança do tratamento iniciado no hospital no conforto do seu domicílio.

Hoje, a atenção domiciliar é reconhecida mundialmente e percebida no Brasil como uma solução para o segmento de saúde, estando presente nas discussões das políticas de saúde pública e privada. Como consequência desse crescimento, em 2003 foi fundado o NEAD – Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar, órgão com o objetivo de integrar as empresas do segmento e criar normas e regras para garantir a qualidade, a padronização e a correta propagação dos serviços. Dr. Leonardo Salgado, Geriatra, Superintendente da Assiste Vida Atenção Domiciliar, assumiu em 2017 a Vice-Presidência do NEAD e fala um pouco sobre o assunto nesta edição.

 

  1. Qual a importância do surgimento do NEAD para o segmento de saúde nacional?

L.S.- O NEAD surgiu em 2003, com a missão de difundir o conceito da assistência domiciliar e fortalecer o setor através de ações e instrumentos que pudessem estabelecer padrões e critérios mínimos de qualidade. Apesar da assistência domiciliar ser algo muito antigo, o conceito ainda não é bem entendido, paciente e até profissionais na área de saúde ainda não sabem o que é uma internação domiciliar, quais suas vantagens e que perfil de paciente pode ser beneficiado por este modelo de assistência. O Brasil é um país continental e nele temos muitas empresas de atenção domiciliar espalhadas pelas regiões mais remotas prestando assistência domiciliar a seus pacientes ainda de maneira artesanal. O NEAD busca levar o conceito da assistência domiciliar a todos e fomentar a busca por qualidade na assistência prestada pelas empresas associadas.

 

  1. Quais as principais realizações do NEAD até o momento?

L.S.- Eu cito aqui três importantes realizações do NEAD. Primeiro a tabela de avaliação para planejamento de atenção domiciliar. Esta tabela sofreu atualização em 2017 e hoje é utilizada como referência por quase todas as empresas de atenção domiciliar e operadoras de planos de saúde. Mais  recentemente também passou a ser adotada como referência pelos hospitais associados à ANHAP. A utilização desta tabela aumenta muito o nível de assertividade na escolha da modalidade de assistência domiciliar.

A segunda realização do NEAD que vale citar, é o senso NEAD-FIPE 2017-2018, que apresenta um panorama do setor de atenção domiciliar no Brasil.

A terceira realização é a construção no seu portal eletrônico da ead-NEAD que, através do ensino à distância vem levando à várias empresas de atenção domiciliar espalhadas pelo Brasil, treinamentos e melhores práticas assistenciais.

 

  1. Qual o principal desafio para a instituição até o ano de 2020?

Os desafios são muitos, mas eu considero que a incorporação da assistência domiciliar no ROL de cobertura básica da ANS e a disseminação da cultura de qualidade na assistência sejam os principais desafios neste horizonte de tempo.





Unidades

Matriz - Salvador:

Alameda dos Jardins, nº 326, Horto Bela Vista.
Salvador - Ba.
Telefone.: (71) 3415-9100

Filial - Feira de Santana:

Rua Milton Leite Rodrigues de Melo, nº 421, Santa Mônica.
Feira de Santana - Ba.
Telefone.: (75) 4007-2340

Filial - Itabuna:

Rua Alexandre Fleming, 285, Góes Calmon.
Itabuna-Ba.
Telefone.: (73) 3214-7400



Empresa premiada - Benchmarking Saúde 2014
Empresa Referência em Home Care no Estado da Bahia pelo Prêmio Benchmarking Saúde de 2014 a 2019.

Empresa associada ao NEAD

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa empresa.
E-mail: curriculos@assistevida.com.br



Mídias Sociais