Assiste Vida | Cuidar é bom

Conteúdos Técnicos


FERRAMENTAS KANBAN E DASHBOARD: AUXILIANDO A CADEIA DE SUPRIMENTO PARA ATENÇÃO DOMICILIAR


Angelina, DNS* / Conceição, LA**

O conceito da Cadeia de Suprimento tem deixado de se limitar apenas a estudos entre diversos autores para serem disseminados a cada dia mais dentro da área acadêmica e aplicados nas organizações de diferentes segmentos, visto que os benefícios gerados pela existência dos processos integrados fazem a empresa obter vantagens competitivas no mercado. Desta forma, a empresa de Home Care, Assiste Vida, que tem 8 anos no mercado prestando serviço de assistência domiciliar, vem implementando dentro da instituição a cadeia de suprimento, porém tem verificado que para colocar em prática vem sendo necessário o auxilio de duas ferramentas para fazer com que esses setores integrados interajam de forma eficaz, evitando falhas no processo. Dentro deste contexto e com o intuito de oferecer uma melhor comunicação dentro da cadeia de suprimento, esta pesquisa teve como objetivo apresentar duas ferramentas que vem sendo essenciais dentro desses processos. Uma se trata da ferramenta DASHBOARD e a outra KANBAN.  DASHBOARD é considerado um painel de gestão visual e para este estudo a ferramenta irá apresentar através de um painel, as atividades por ordem de datas a serem executadas. Para maior eficácia, foi implementado outra ferramenta conhecida como KANBAN, que além das atividades estarem em ordem por execução no painel, estarão destacadas em três cores para sinalizar ao usuário, o STATUS da demanda: vermelho sempre tendendo a pendência ou atraso, amarelo, tarefa a ser realizada na data atual e verde tarefa programada ou dentro do prazo. Sendo assim a população alvo na introdução das ferramentas são os funcionários, clientes internos e externos. A utilização destas ferramentas na Assiste Vida é recente, no entanto em pouco tempo já é perceptível o ganho em diferentes âmbitos, aumento da produtividade, satisfação dos funcionários na execução das atividades e a queda no número de reclamação dos clientes internos quanto atrasos ou erros nos processos executados. Sendo assim conclui-se que essas ferramentas refletirão diretamente no cliente final, o paciente, pois se o processo interno é executado de forma eficaz atendendo aos prazos, a assistência final ao paciente terá um ganho positivo, aumentando a credibilidade frente aos planos de saúde e consequentemente tornando-se mais competitiva no mercado de Assistência Domiciliar.

 

Palavras-chave: Cadeia de Suprimento, comunicação, DASHBOARD, KANBAN, produtividade.

 

**Graduando em Engenharia de Produção na Faculdade Área 1, ocupa cargo de Especialista em Suprimentos na empresa Assiste Vida. e-mail: daiane.angelim@hotmail.com;

***Graduando em Bacharel Administração na Universidade Federal da Bahia, ocupa cargo de Analista Financeiro na empresa Assiste Vida. e-mail: leonardoconceicao2008@hotmail.com.

 

 

 

 

 





Unidades

Salvador (Matriz):

Alameda dos Jardins, n° 326, Horto Bela Vista.
Salvador - Ba.

Feira de Santana:

Rua Milton Leite Rodrigues de Melo, nº 421, Santa Mônica.
Feira de Santana - Ba.

Alagoinhas:

Rua Joel de Carvalho, no 121, Loja A, Centro.
Alagoinhas-Ba.

Itabuna:

Rua Alexandre Fleming, 285, Góes Calmon.
Itabuna-Ba.

Vitória da Conquista:

Rua Irênio Santos, no 36, Recreio.
Vitória da Conquista-Ba.

Jequié:

Rua Dom Pedro II, no 60, Centro.
Jequié-Ba.



Atendimento Corporativo: 3003-4565

Atendimento a pacientes e familiares 24h:

3003 4570 para ligações originadas da capital e regiões metropolitanas
0800 400 4550 para ligações originadas das demais localidades.



Empresa premiada - Benchmarking Saúde 2014
Empresa Referência em Home Care no Estado da Bahia pelo Prêmio Benchmarking Saúde de 2014 a 2019.

Empresa associada ao NEAD