O manejo do tratamento de uma ferida é um processo complexo que vai muito além da realização de curativos. A efetividade da cicatrização depende de ações estratégicas e estruturadas realizadas por uma equipe interdisciplinar com conhecimento e habilidade prática. Assim, torna-se possível a elaboração de um plano de tratamento eficaz e o acompanhamento acurado da evolução e identificação de todas as barreiras que possam atrasar a cura, através dos cuidados especializados de Estomaterapeutas e Enfas. Dermatológicas.
A Assiste Vida disponibiliza equipe especializada no assunto. A participação dos profissionais no “VI Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas”, que aconteceu no Bahia Othon Palace Hotel, Salvador – BA, no mês de novembro, reforçou ainda mais a capacitação dos Enfermeiros nos cuidados com a pele dos pacientes internados. A equipe obteve participação ativa, incluindo a apresentação de dois trabalhos técnicos: um relato de experiência sobre a cobertura de prata Nano Cristalina, utilizada nos curativos de ulceras de perna para redução da dor e promoção da cura, e outro sobre a campanha “Menos dias com Feridas”, iniciada em 2016 com resultados satisfatório e estimuladores de diversas ações ao longo de 2017. “Foi muito gratificante podermos levar o nome da Assiste Vida para um evento deste porte e demonstrar que o trabalho realizado nesta Instituição se faz de forma organizada e compromissada com a qualidade da assistência ao cliente portador de feridas.”, relata Geisa Carvalho, Enfermeira de Controladoria e Treinamentos na Assiste Vida.
O Congresso trouxe também momentos de aprendizado relacionados a qualidade da assistência onde foi citada a importância da prevenção das lesões por pressão através da educação continuada da equipe, a importância da alimentação no processo de cicatrização das feridas, e apresentado o processo de implementação das “Diretrizes Nacionais de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele” através do relato sobre o andamento do projeto e sobre o processo de criação destas diretrizes.
A Assiste Vida entende que investir na assistência técnica e na melhoria contínua da sua equipe faz toda diferença, e projeta para 2018 várias ações nesse sentido. “Saber que estamos caminhando para um procedimento com diretrizes próprias em nível Nacional, que norteará o tratamento e a prevenção de lesões de pele dos nossos pacientes, demonstra que estamos solidificando conhecimento na área dermatológica e de ostomias e este passo é importante para mostrar o valor do serviço de Enfermagem no Brasil.”, conclui Geisa.