Santos, DR * Torres, IC **, Freitas MRC***
Resumo
A comunicação permeia todas as atividades que integram a assistência ao paciente. Os erros de comunicação entre os profissionais da assistência, principalmente domiciliar, onde o cuidado tem características próprias, podem causar danos aos pacientes. Na atenção à saúde, a segurança é um princípio básico e um requisito para a humanização do cuidado. Para minimizar o impacto das falhas da comunicação da Assiste Vida, uma empresa de atenção domiciliar, foi implementada a técnica de Read back como ferramenta. Este estudo tem como objetivo avaliar a utilização da técnica do Read back como ferramenta utilizada no processo de melhoria da comunicação da Assiste Vida com seus colaboradores, clientes e seus familiares. Para aplicar a técnica foi elaborado um instrumento de comunicação visual com envolvimento dos colaboradores de dois setores da empresa. A análise dos resultados obtidos, através de depoimentos dos colaboradores, permitiu concluir que as ações empreendidas foram exitosas e que há possibilidade de adoção da técnica de Read back pelos demais setores da Empresa. Em função das peculiaridades do ambiente da Atenção Domiciliar e às características do tipo de atendimento prestado, o que naturalmente não esgotará todas as possibilidades de assertividade, existe a necessidade de estudos complementares para a utilização efetiva da técnica do Read back como ferramenta gerencial.
Daniela Ritter dos Santos – Supervisora de Enfermagem – Santos, DR *
Itana Costa Torres – Gerente Assistencial – Torres, IC **
Maria Rosa Costa Freitas – Especialista de Qualidade – Freitas MRC***
Palavras-chave: Comunicação efetiva. Humanização. Atenção domiciliar. Segurança do paciente.